TEDxUFPR

A Experiência Além do Que Se Vê.

02 de Março de 2013

UFPR - Campus III - Jardim Botânico

Auditório Prof. Ulysses de Campos Setor de Ciências Sociais Aplicadas

Curitiba – Paraná - Brasil

 

O conteúdo e o design de cada evento TEDx é único e desenvolvido de forma independente, mas todos os TEDx tem algumas coisas em comum: um conjunto de curtas palestras de no máximo 18 minutos cuidadosamente preparadas sobre uma grande diversidade de assuntos para promover aprendizado, inspiração, engajamento e discussões relevantes.

 

Seguindo esse propósito de que as ideias merecem ser espalhadas, a realização do TEDxUFPR, organizado voluntariamente por alunos de vários cursos da UFPR, marca a inclusão da universidade nesse movimento internacional da boa vontade - já com histórico de participação de instituições de ensino renomadas, como Harvard, Yale, USP e UFRJ.

 

No TEDxUFPR, vídeos de palestras (TEDTalks) e palestrantes ao vivo serão combinados de modo a promover encontros de pessoas de diferentes áreas do conhecimento e impulsionar discussões entre as inúmeras redes que compõem a UFPR e outros agentes regionais.

 

O evento consistirá em mais de cinco horas de ideias, afetando não apenas os presentes no auditório Prof. Ulysses de Campos da UFPR, pois o TEDx será transmitido on-line e em possíveis pontos estratégicos de Curitiba, envolvendo a cidade e a comunidade acadêmica em um sentimento único de inovação.


O TEDxUFPR é um evento sem fins lucrativos que reunirá cerca de 12 pensadores e realizadores das mais diversas áreas do conhecimento, como artes, tecnologia, ciência e empreendedorismo. Personagens que tiveram um papel ativo na construção da história da UFPR e outros convidados irão compartilhar suas melhores ideias e experiências em palestras com duração entre 06 e 18 minutos, impulsionando discussões, reflexões e conexões de alcance local, regional e global.

 

Com o tema “Além Do Que Se Vê”, o encontro objetiva multiplicar agentes de mudança que ajudem a transformar a universidade, e que conseguem ver além da universidade.

 

 

 

A inspiração do tema.

Beyond what you see. A percepção humana não é uma consequência direta da realidade, e sim um ato imaginativo. No meio da enxurrada de informações diárias, a impressão é que a visão e audição provem tudo que se precisa saber. Mas há muito mais. A maioria das pessoas considera que a maior prova que podemos ter de um acontecimento é vê-lo com os próprios olhos. Movemos constantemente os olhos para fazer com que a região mais nítida recaia sobre diferentes pontos da cena que desejamos observar. Felizmente, o cérebro processa os dados, combinando as informações trazidas pelos dois olhos e preenchendo as lacunas, com o pressuposto de que as propriedades visuais de localidades vizinhas são semelhantes e sobrepostas. O resultado é um alegre ser humano sujeito à convincente ilusão de que sua visão é nítida e clara.

Usamos a imaginação para pegar atalhos assim como com as informações visuais, chegamos a conclusões e fazemos julgamentos com base em informações incompletas, e concluímos, ao terminarmos de analisar os padrões, que a “imagem” a que chegamos é clara e precisa. Mas se pararmos para pensar, será que é mesmo? O que há além do que é apenas percebido? Além das opiniões distorcidas e de nossos julgamentos viciados? O que há por trás daquela porta? Entre aqueles becos? Além dos sorrisos? E das lágrimas? Por trás dos gestos, da mudança e das histórias?

Vamos nos permitir ver além. TEDxUFPR. Além Do Que Se Vê.

 

 

desdobrar para ir além: a identidade visual.

A arte milenar japonesa do Origami traduz um pouco da identidade visual do TEDxUFPR.

O mundo é como uma dobradura, para muitos realistas é puro papel dobrado.

Mas para os poucos sonhadores é qualquer coisa, qualquer coisa que você quiser – é preciso desdobrar para descobrir e abrir para entender.

 

 

É nesse cenário que apresentamos o TEDxUFPR.


Não para mostrar qual caminho é esse, tampouco qual é a maneira certa de se “ver além”. Mas sim para estimular inquietações e perguntas: como ir além para escrever a história dos próximos 100 anos?

É preciso transbordar. A universidade não é apenas uma Instituição de Ensino Superior, responsável pela formação de profissionais. Ela é mais. É um ambiente de criação, de troca de ideias, composto por pessoas que veem a realidade de maneiras diferentes. E esse ambiente de diversidade é ideal para ir além.

As inscrições para participar da plateia do TEDxUFPR passarão por uma curadoria visando garantir um público diversificado, que se identifique com a essência do evento e que tenha grande potencial de espalhar ideias. O mesmo processo é realizado para a escolha dos speakers.

Até a data do TEDx haverá uma série de campanhas de engajamento e promoção entre alunos, professores e servidores da Universidade, além de ações que impactem a cidade como um todo, sempre no espírito de espalhar ideias. As palestras, chamadas de “TEDTalks”, são disponibilizadas gratuitamente na plataforma do TED.com e traduzidas em várias línguas para o mundo todo após o evento.

O TEDx não se trata de um evento; mas sim de uma experiência.

“Acreditamos apaixonadamente no poder das ideias para mudar atitudes, vidas e, em última instância, o mundo”, dizem os organizadores do TED. Nós também. E você?

 

 

 

Info

TEDxUFPR | Além do que se vê.
O TEDxUFPR, que aconteceu em 2 de Março de 2013, teve como principal objetivo promover ideias que merecem ser espalhadas, motivando, inspirando e transformando a vida das pessoas.
Universidade Federal do Paraná
Curitiba – Paraná – Brasil

+ Saiba Mais

The Making Of

Blog