Estes são os palestrantes TEDxUFPR:

Fernando Gois

Fernando Francisco de Gois é o fundador e atual coordenador da Fundação Educacional Meninos de Rua Profeta Elias, criada em 1991, que reside atualmente em Quatro Pinheiros, região de Mandirituba, Paraná. A Fundação é uma ONG, sem fins lucrativos, inédita no Brasil e hoje referência no país e no exterior, fazendo parte do banco de dados da UNESCO, por meio de um relatório que revela  trabalhos inovadores com jovens em situação de exclusão social e pobreza.

 
Veja mais

Fernanda Cabral

Uma das 4 fundadoras do Imagina na Copa. O Imagina na Copa é uma força tarefa para promover uma virada para o Brasil até 2014. Composto de jovens para jovens, propõe uma virada de atitude de “de quem é a culpa” para “a responsabilidade também é minha” e assim convoca a todos a despertar uma consciência coletiva e ter uma atuação transformadora – e construir assim, o 2014 que queremos.

Fernanda é publicitária de formação, designer e pesquisadora de coração e mineira de nascença.

 
Veja mais

Gustavo Utrabo & Pedro Duschenes

Essa dupla de arquitetos, formados na UFPR, também irá compartilhar histórias que valem a pena no TEDxUFPR. 

Eles são os fundadores da Aleph Zero, em 2012, escritório de projetos de arquitetura vencedor de diversos prêmios e considerado entre os 10 principais de arquitetura contemporânea no Brasil. 

Conheça um pouco mais sobre eles:
GUSTAVO UTRABO é formado pela UFPR em Arquitetura e Urbanismo com passagem pela Universidad de Barcelona – Espanha. PEDRO DUSCHENES é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná, realizou parte de seus estudos na Technische Universität München, na Alemanha.

 
Veja mais

Bel Pesce

Bel Pesce é uma empreendedora brasileira apaixonada por tecnologia e educação. Ao longo da última década, Bel trabalhou em diversos projetos visando solucionar várias necessidades. Esses projetos incluem um telefone celular desenhando para áreas rurais africanas, um gestor de tarefas para comunidades, um aplicativo que replica a sua carteira no seu celular, e muito mais.

Nascida e criada em São Paulo, Bel estudou no renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT). Durante a faculdade, trabalhou na Microsoft, Google e Deutsche Bank, e terminou vários cursos: Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Administração, Economia e Matemática, além de fazer programas em Liderança e Inovação.

Bel é uma grande defensora de que todos os sonhos são atingíveis e de que a força está dentro de cada um de nós. Em Maio de 2012, Bel lançou um livro digital gratuito sobre como o empreendedorismo pode mudar vidas: “A Menina do Vale”, que já conta com mais de 1 milhão de downloads. A versão impressa, publicada em Agosto de 2012, entrou rapidamente para a lista de bestsellers do país.

 
Veja mais

Hand Talk

"Hand Talk" é um projeto que permite incluir socialmente deficientes auditivos através de aplicativos para dispositivos móveis

Através de uma biblioteca de animação, programada por um conjunto de mais de 300 palavras, o Hand Talk converte dados de texto, som e imagem que são traduzidos em libras pelo Hugo, um personagem digital no "papel" de tradutor.

Os jovens Alagoanos agora concorrem com o projeto no Oscar da tecnologia móvel, o WSA-mobile, prêmio internacional promovido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). O aplicativo está entre os 40 finalistas no geral e concorre com outros quatro projetos na categoria Inclusão Social. 

No TEDxUFPR eles vem contar sobre este projeto e demonstrar como uma ótima ideia associada à tecnologia é responsável por mudar a vida de muita gente.

Saiba mais sobre eles nesta reportagem do G1:http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/01/aplicativo-alagoano-para-inclusao-social-concorre-premio-internacional.html

 
Veja mais

Rafael Giuliano

Rafael Giuliano é empreendedor, pesquisador e criador do Método ApreciATO, projetandoexperiências de aprendizagem junto a diferentes equipes e organizações, além do desenvolvimento da Filosofia Apreciativa, uma nova abordagem para intervir na dinâmica das relações em grupos de interação. Com formação acadêmica multidisciplinar (Letras, Design de Interação e Ciências Sociais), é certificado como Investigador Apreciativo pela Case Western Reserve University.

Como educador, lecionou na área de educação especial para formação profissional de surdos, na Universidade do Vale do Itajaí (SC). Dedicou parte de sua carreira às Relações com o Mercado, desenvolvendo projetos e soluções em “B2B”, especialmente no mercado editorial e na implementação de novos negócios. E , desde 2005, dedica-se à sua missão de promover o pleno desenvolvimento de pessoas e organização.

 
Veja mais

Info

TEDxUFPR | Além do que se vê.
O TEDxUFPR, que aconteceu em 2 de Março de 2013, teve como principal objetivo promover ideias que merecem ser espalhadas, motivando, inspirando e transformando a vida das pessoas.
Universidade Federal do Paraná
Curitiba – Paraná – Brasil

+ Saiba Mais

The Making Of

Blog