A lista do TED 2013 - Parte I

Semana passada foi repleta de listas.
 
Saiu a lista dos aprovados no vestibular da UFPR, saiu a lista dos indicados do Oscar e tem um monte de gente ainda fazendo lista com resoluções para 2013. E no ambiente do TED não foi diferente, com a divulgação da lista de palestrantes do TED 2013, que acontecerá de 25 de fevereiro a 1° de março, em Long Beach, Califórnia, Estados Unidos.
 
(não sabe/ não se lembra do que é o TED? Sem problemas, confira aqui)
 
A lista inteira pode ser vista no site do TED. Mas, assim como uma lista do indicado ao Oscar, essa lista merece uns comentários a mais. Bom, então, vamos lá!
 
Serão 4 dias de palestras, divididos em 12 “sessões”, buscando abranger as áreas de Tecnologia, Entretenimento e Design. Nessa primeira postagem, o foco será falar sobre o primeiro dia de palestras. 
 
DIA 1 | Sessão 1 | Enigma do Progresso
Para falar desse tema, foram convocados desde roboticistas, economistas, até pessoas como Peter Thiel, co-fundador do PayPal, e Bono, cantor e engajado em diversas causas sociais.
 
DIA 1 | Sessão 2 | Bela Imperfeição
Já diz o adágio popular que “ninguém é perfeito”, o mundo não é perfeito. Mas também já diria Gonzaguinha “É a vida, é bonita/ E é bonita”. E para contar histórias da beleza da imperfeição, há um time de palestrantes com ocupações como uma bióloga marinha, um neurocientista e uma especialista em marketing. Mas aqui cabe ressaltar que tem um brasileiro: o Sebastião Salgado, fotojornalista, cujos projetos captam a realidade de diversas comunidades que vivem de acordo com a cultura de seus ancestrais, em mais de 100 países.
 
DIA 1| Sessão 3 | A centelha
Desde uma pessoa cuja especialidade é ajudar pessoas a encontrarem boas histórias para escutarem, passando por um rapaz que inventou uma maneira de proteger o gado de sua família de ataques de leões, essa sessão também contará com um momento com uma banda composta por adolescentes.
 
Show, não? Ficou com vontade de assistir, mas ir para a Califórnia definitivamente não está nos seus planos imediatos?
Sem problemas, o evento todo será transmitido ao vivo pela internet e as palestras serão disponibilizadas no site do TED.
 
E logo vai acontecer o TEDxUFPR, a experiência TED, adaptada à realidade UFPR.
Fique esperto nas divulgações que em breve os palestrantes do primeiro TEDxUFPR serão apresentados!
 
 
OBS.: a tradução e os comentários de cada uma das sessões é resultante da interpretação da equipe do TEDxUFPR do material divulgado pelo TED 2013, não sendo uma versão oficial.

Info

TEDxUFPR | Além do que se vê.
O TEDxUFPR, que aconteceu em 2 de Março de 2013, teve como principal objetivo promover ideias que merecem ser espalhadas, motivando, inspirando e transformando a vida das pessoas.
Universidade Federal do Paraná
Curitiba – Paraná – Brasil

+ Saiba Mais

The Making Of