A Lista do TED 2013 - Parte II

A parte I dessa lista (que você pode ver aqui) comentou um pouco sobre a programação do primeiro dia do TED Global 2013 - aquele que é sediado na Califórnia e que, por sinal, começa exatamente hoje!

 

Se você não está na Califórnia hoje, mas ainda assim gostaria de acompanhar o TED 2013, confira aqui como acompanhar (em inglês).

 

E o evento vai até sexta-feira, dia 01 de março. Nesses dias, os mais variados tipos de histórias serão contadas: desde roboticista, passando por designers, violinista e até uma “catalisadora de bondade”. A descrição de todos os 82 palestrantes está disponível no site do evento.

 

Mas a troca de ideias que valem a pena, nessa semana, não acontecerá apenas na Califórnia. Afinal, no próximo sábado, dia 02 de março, a experiência TED chegará na primeira universidade do Brasil. 

Ainda temos algumas novidades para contar para vocês, como a divulgação de mais palestrantes e maneiras de mais pessoas irem além do que se vê neste sábado.
Fique ligado nas nossas mídias e aguarde.

 

Os Selecionados para o TEDxUFPR

Como você já deve saber, a plateia é fundamental para o sucesso do TEDx. Ela é responsável por garantir que tudo que acontece nas palestras não fique só por ali. Afinal, grandes ideias merecem, e devem, ser compartilhadas.
Nós queremos que as palestras do dia 02 de março cheguem bem longe e que as ideias sejam disseminadas por todos os cantos.
Por isso, foi ótimo receber as centenas de inscrições que chegaram até nós. Isso mostra que tem muita gente querendo ir Além do Que se Vê.
Mas, infelizmente, tivemos que escolher apenas 100 nomes...
Se você foi selecionado, parabéns! Mas se o seu nome não está na lista, fique tranquilo. Temos várias novidades chegando. Aguarde.

Leia mais...

A lista do TED 2013 - Parte I

Semana passada foi repleta de listas.
 
Saiu a lista dos aprovados no vestibular da UFPR, saiu a lista dos indicados do Oscar e tem um monte de gente ainda fazendo lista com resoluções para 2013. E no ambiente do TED não foi diferente, com a divulgação da lista de palestrantes do TED 2013, que acontecerá de 25 de fevereiro a 1° de março, em Long Beach, Califórnia, Estados Unidos.
 
(não sabe/ não se lembra do que é o TED? Sem problemas, confira aqui)
 
A lista inteira pode ser vista no site do TED. Mas, assim como uma lista do indicado ao Oscar, essa lista merece uns comentários a mais. Bom, então, vamos lá!
 
Serão 4 dias de palestras, divididos em 12 “sessões”, buscando abranger as áreas de Tecnologia, Entretenimento e Design. Nessa primeira postagem, o foco será falar sobre o primeiro dia de palestras. 
 
DIA 1 | Sessão 1 | Enigma do Progresso
Para falar desse tema, foram convocados desde roboticistas, economistas, até pessoas como Peter Thiel, co-fundador do PayPal, e Bono, cantor e engajado em diversas causas sociais.
 
DIA 1 | Sessão 2 | Bela Imperfeição
Já diz o adágio popular que “ninguém é perfeito”, o mundo não é perfeito. Mas também já diria Gonzaguinha “É a vida, é bonita/ E é bonita”. E para contar histórias da beleza da imperfeição, há um time de palestrantes com ocupações como uma bióloga marinha, um neurocientista e uma especialista em marketing. Mas aqui cabe ressaltar que tem um brasileiro: o Sebastião Salgado, fotojornalista, cujos projetos captam a realidade de diversas comunidades que vivem de acordo com a cultura de seus ancestrais, em mais de 100 países.
 
DIA 1| Sessão 3 | A centelha
Desde uma pessoa cuja especialidade é ajudar pessoas a encontrarem boas histórias para escutarem, passando por um rapaz que inventou uma maneira de proteger o gado de sua família de ataques de leões, essa sessão também contará com um momento com uma banda composta por adolescentes.
 
Show, não? Ficou com vontade de assistir, mas ir para a Califórnia definitivamente não está nos seus planos imediatos?
Sem problemas, o evento todo será transmitido ao vivo pela internet e as palestras serão disponibilizadas no site do TED.
 
E logo vai acontecer o TEDxUFPR, a experiência TED, adaptada à realidade UFPR.
Fique esperto nas divulgações que em breve os palestrantes do primeiro TEDxUFPR serão apresentados!
 
 
OBS.: a tradução e os comentários de cada uma das sessões é resultante da interpretação da equipe do TEDxUFPR do material divulgado pelo TED 2013, não sendo uma versão oficial.

Abrindo os olhos

Quanto você acha que uma ideia pode influenciar em uma vida?

 

Certo grupo de pessoas acreditava que as ideias tinham o poder de “transformar atitudes, vidas, e em última instância, o mundo”. E resolveram agir para disseminar as ideias que merecem ser espalhadas. Mas... como fazer isso?

 

Eis que foi idealizado o TED.

Leia mais...

Além Do Que Se Vê... Por quê?

Idealizar um TEDx não é fácil. Há a grande responsabilidade de não apenas ver quais ideias merecem ser espalhadas, mas também de contextualizá-las com a realidade atingida por ele.

 

Então, já que se trata de um TEDx na UFPR, não tem como ignorar o fato de que ela será a primeira Universidade brasileira a alcançar 100 anos. E voltando na história, fica evidente que ela só chegou até aqui por conta de certas pessoas que acreditaram numa ideia e tiveram a coragem de realizá-la, mesmo com dificuldades financeiras e a descrença de várias pessoas.

 

Leia mais...

Info

TEDxUFPR | Além do que se vê.
O TEDxUFPR, que aconteceu em 2 de Março de 2013, teve como principal objetivo promover ideias que merecem ser espalhadas, motivando, inspirando e transformando a vida das pessoas.
Universidade Federal do Paraná
Curitiba – Paraná – Brasil

+ Saiba Mais

The Making Of